sexta-feira, 11 de abril de 2008

Residentes de Marvila aplaudem remoção de viaturas abandonadas

Os comerciantes e moradores da Freguesia de Marvila aplaudem a intenção da Polícia Municipal de remover a "praga" de viaturas abandonadas na via pública, que ocupam indevidamente o "pouco" estacionamento da zona.
"Acho bem que as tirem da rua. Eu tenho aqui a papelaria e para além de não ter lugar para estacionar, os meus clientes têm de pôr os quatro piscas. Nunca há lugar", explicou Júnior Sousa, 33 anos, comerciante de Marvila.
"Há umas semanas houve um incêndio aqui ao lado e por causa de um carro que está aqui parado há meses, os bombeiros não conseguiam passar", adiantou.
Algumas destas viaturas apresentam evidentes sinais de degradação, com vidros partidos, ferrugem e ervas daninhas a crescerem pelas jantes, sendo que algumas destas viaturas chegam a ser utilizadas por toxicodependentes.
"Até costumam vir para aqui os drogados para fazerem o que nós sabemos", afirma revoltada Maria de Lurdes, 59 anos, moradora na Freguesia há mais de 25 anos.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, as viaturas abandonadas na via pública são "uma autêntica praga" que limita o "pouco" estacionamento na zona.
"Há cerca de dois anos fizemos um levantamento das viaturas abandonados em Marvila e enviámos para a Câmara Municipal de Lisboa. Na altura eram mais de 250 viaturas. Mas não chegámos a obter qualquer resposta", explicou à Lusa.
Para Belarmino Silva "se todos forem fazendo o seu trabalho, não são precisas grandes operações para o assunto ficar resolvido".
Como revelou à Lusa André Gomes, comandante da Polícia Municipal (PM), serão removidas das ruas da capital 1.964 viaturas registadas como abandonadas, pelas freguesias, libertando mais de 11.780 metros quadrados de lugares para estacionamento.
Desde o início de 2008, a PM já removeu 665 automóveis da via pública, dos quais, apenas 43 foram reclamados pelos proprietário, o que resulta em 622 à guarda da Polícia e depositadas no Parque do Vale do Forno, em Lisboa.
Quando os proprietários quiserem livrar-se das viaturas velhas, basta entrarem em contacto com a PM para que procedam à sua remoção sem qualquer encargo, desde que os veículos sejam doados à Câmara Municipal de Lisboa.
As viaturas consideradas abandonadas serão publicadas em Edital público, com a matrícula e dados do proprietário, que é notificado primeiro por carta registada, seguido de uma comunicação simples, via correio o que dará 45 dias para responder/resolver a situação.
in Lusa

Sem comentários: