sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bº das Amendoiras: Falta de pagamento deixa os moradores «às escuras»

«A Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, afirma que a EDP está a proceder a cortes de luz nos lotes do bairro, desde a passada terça-feira, deixando uma população maioritariamente idosa sem iluminação nos espaços comuns e sem elevadores de acesso às respectivas habitações.
Falando ao NM, António André, membro da Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, diz que “os cortes se devem à falta de pagamento das facturas por parte do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”, actual gestor do património, situação semelhante a outras que aconteceram anteriormente durante a gestão da Fundação D. Pedro IV.
Segundo a Comissão de Moradores, “este é mais um problema que revela o clima de desorganização e desnorte em que se encontra neste momento a gestão do património e do processo de alienação por parte do IHRU”, que tem sido “várias vezes relatado pelos próprios funcionários quando questionados pelos moradores”.
O Bairro das Amendoeiras é habitado por cerca de 3500 pessoas, na sua maioria idosas, que necessitam dos elevadores para se deslocarem de e para as suas residências. António André, diz também que se o bairro ainda não está todo «às escuras», isso deve-se à intransigência dos moradores que não deixam os técnicos da EDP desligar a corrente eléctrica.
Este responsável diz também que a IHRU se comprometeu a reestruturar os elevadores, com mais de 33 anos. No entanto, apenas tem feito uma «troca de peças». “Comprometeram-se em colocar elevadores novos, mas o que têm feito é apenas a mudança de umas peças o que pressupõe que mais tarde ou mais cedo, estes vão continuar a avariar”, concluiu.
Antes de serem geridos pelo IHRU, estes imóveis estiveram sob responsabilidade da Fundação D. Pedro V, por decisão do Governo de Santana Lopes, mas, com o actual executivo governamental, a gestão passou para as mãos do IHRU.Contactado pelo NM, fonte daquele organismo afirmou que, na quinta-feira, responsáveis do Instituto estiveram “até às 20h00 na Loja do Cidadão para regularizar o pagamento de todas as dívidas”.»
in Notícias da Manhã

2 comentários:

Info Lóios disse...

É inadmissivel que o IHRU, esteja a proceder de uma maneira laxista, perante os moradores do bairro das amendoeiras.

Será que o IHRU como instuto estatal não consegue dar o exemplo?

Pelos vistos este Instituto, está a seguir os paços de um governo que só se preocupa em arrecadar dinheiro, não olhando pelos mais necessitados, muitos deles encontram-se nestes bairro e outros.

Onde está a democracia que este governo, sempre defendeu na assembleia da republica, quando estava na oposição.

É grave o que se está a passar no bairro das amendoeiras.

Ápós a fundação D. Pedro IV ter ficado sem o edificado do antigo IGAPHE. Se está tornando naquela Fundação que prejudicou muitos residentes.

Esta é a imagem de um governo totalitarista e oportunista.

Informamos
a Associação eleita do bairro das amendoeiras e seus residentes, que vamos fazer os possiveis, para que esta informação ( jornalistica ), consiga chegar a todos os ógãos de comunicação social e muitos outros que detem cargos politicos.

Este é um pequeno contributo que podemos dar a Vªs Exªs.

Saudações

Info Lóios disse...

Sem ser os cortes de luz nas amendoeiras, agora foi a vez dos elevadores do lote 232 na rua norte junior em Marvila, ficarem desligados e selados, por nos mesmos chover lá dentro.

Esta foi mais uma falha do IHRU que não preveniu que a placa do lote fosse arranjada para que tal não viesse a acontecer.

Este caso foi mais um que podia criar uma grave acidente ( electicidade ) na cabine.

Em vez das entidades estatais conservarem o que tanto custa, segundo diz o primeiro ministro, manda-se dinheiro para a rua e brinca-se com o dinheiro dos contribuintes.

Chega