domingo, 2 de março de 2008

Marvila: CDS quer saber quais as medidas para combater pobreza na freguesia lisboeta

O CDS-PP vai questionar a Câmara Municipal de Lisboa sobre as medidas que estão a ser tomadas para combater a pobreza, disse hoje à Agência Lusa o líder da distrital do partido.
António Carlos Monteiro e deputados do círculo de Lisboa do CDS-PP, a presidente da Concelhia de Lisboa Orísia Roque e deputados municipais visitaram hoje Marvila para conhecerem no terreno uma das freguesias da capital mais vulneráveis à pobreza, segundo o I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa divulgado esta semana.
"Vamos apresentar requerimentos à Câmara Municipal de Lisboa e à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para saber que medidas estão a ser tomadas para combater esta fragilidade social", afirmou António Carlos Monteiro.
O líder da distrital manifestou-se preocupado com a situação e salientou que é "necessário encontrar soluções" para a população que vive na freguesia, composta na maioria por idosos e jovens desempregados
"Será que com todos os problemas que a Câmara de Lisboa tem, a cidade e os lisboetas foram esquecidos", questionou.
António Carlos Monteiro lembrou que o CDS-PP tem apresentado propostas na Assembleia da República para que as pensões dos idosos tenham um valor igual ao do salário mínimo.
Segundo o I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, Marvila e Castelo são as duas freguesias lisboetas mais vulneráveis à pobreza.
O relatório referiu que Marvila é a freguesia com "maior número de alojamentos familiares pertencentes à autarquia", sendo mesmo a zona da capital com "mais áreas de realojamento social" e com mais população, sendo a segunda freguesia com alojamentos familiares superlotados.
O documento revelou ainda que, em 2001, Marvila registava a segunda maior taxa de desemprego em Lisboa, dez por cento, e apenas três por cento da população (1.209 pessoas) tinham como a única fonte de receita o subsídio de desemprego.
Lusa e CDS

Sem comentários: